https://youtu.be/e1gtx5reBzo
Entre os elementos mais importantes da nossa existência, a água tem um lugar especial, pois o consumo adequado ou ineficiente afetam nossa saúde, estética e vida diária.
Para tornar o consumo da água mais prático e seguro, podemos contar com filtros e purificadores projetados para melhorar a qualidade da água que consumimos.
10 Dúvidas e Respostas sobre Purificadores de Água
Os purificadores de água estão ganhando popularidade nos lares brasileiros, mas as dúvidas ainda parecem girar em torno do tema quando se trata de benefícios e cuidados. Por isso selecionamos algumas das principais questões para sanar suas dúvidas de uma vez por todas!
1. A água que chega até nossas casas não é purificada? ! Por que é importante tratá-la antes de beber?
A água potável que chega às nossas casas pode ser recontaminada ao passar por tubulações e caixas d’água que nem sempre são devidamente cuidados.
É aí que entram os filtros e purificadores: ao nos impedir de ingerir resíduos de sujeira, ferrugem, compostos químicos e outros contaminantes, estes eletrodomésticos fazem uma grande diferença na nossa busca por uma vida saudável, pois o consumo a longo prazo de determinados componentes que podem ser encontrado em água contaminada, como bactérias, parasitas e agrotóxicos, pode causar desconforto e em casos extremos, como a ingestão de cloro e flúor, pode causar até câncer.
2. Esses resíduos de contaminação deixam sabores estranhos nas bebidas?
Sim, a água contaminada com sujeira pode ter um sabor incomum e até uma cor desagradável. Filtros e purificadores ajudam a evitar a experiência desagradável de se refrescar e ser surpreendido por sabores desagradáveis.
Além disso, a temperatura do abastecimento de água pode ser controlada nos purificadores refrigerados, proporcionando maior frescor e sem a necessidade de encher garrafas na geladeira.
3. Mas filtros e purificadores são a mesma coisa?
A resposta é não! Um filtro de água é um produto mais simples que utiliza uma vela central que funciona como uma peneira para reter as impurezas. Uma de suas vantagens é que o aparelho não precisa necessariamente de eletricidade, mas não é tão eficaz na eliminação de bactérias e produtos químicos, concentrando-se em resíduos como sujeira.
Além do elemento filtrante principal, o purificador de água traz outros benefícios adicionais que o tornam mais eficiente.
4. Como o processo de purificação é diferente?
As unidades de purificação têm a vantagem adicional de purificar a água em nossas casas. Além da filtração (etapa que retém impurezas como ferrugem, areia e argila), o processo é complementado pela esterilização, na qual o aparelho inibe a proliferação de microrganismos em seu interior, eliminando fungos, vírus, microrganismos e bactérias, além da absorção , que finalmente elimina cloro e outros metais pesados da água.
5. Qual devo escolher?
Agora que você sabe a diferença entre os dois, você pode estar se perguntando qual é a melhor opção para você. Para tomar essa decisão, você precisa analisar mais do que apenas preço.
Obviamente, o aparelho tem que se adequar a condição financeira do comprador, e os filtros são a opção mais acessível, mas também é importante analisar os requisitos da localização da sua casa ou empresa.
Por exemplo, os purificadores são mais necessários em áreas poluídas, onde inundações e vazamentos são comuns.
6. O purificador serve apenas para purificar água para beber?
A principal função do purificador está na água que bebemos, no entanto, equipamentos de filtragem e purificação podem ser usados para proteger toda a casa, como em mangueiras, chuveiros, lavanderias…
Existem diversos modelos para manter os diferentes ambientes e tarefas livres de contaminação, pois a exposição a resíduos indesejados na água também pode ter consequências.
7. Economia na compra de água!
Os benefícios não se limitam à saúde, mas também à proteção financeira, estética e ambiental. Os purificadores são práticos, fáceis de instalar, super atrativo, ocupando pouquíssimo espaço em seu ambiente.
O custo cobrem compra mensal de galões e garrafas de água mineral, e a natureza agradece a economia de plástico não utilizado!
8. Como devo escolher meu purificador ou filtro?
É importante ficar atento! Não esqueça de verificar o prazo de validade do produto e se ele possui o selo do INMETRO, que garante a qualidade dos equipamentos de filtração e purificação desde 2011.
Se um produto for encontrado ou vendido sem selo, o aparelho pode ser confiscado e o estabelecimento que o comercializa pode ser penalizado.
9. O que um purificador precisa para ser aprovado?
Para que um dispositivo receba o selo do INMETRO, ele deve demonstrar sua capacidade de reter cloro, filtrar impurezas e eliminar bactérias.
10. Quais cuidados devo ter com meu purificador?
Assim como todos os eletrodomésticos, filtros e purificadores requerem manutenção para garantir o bom funcionamento e longevidade.
A saída de água em ambos deve ser higienizada com um cotonete embebido em álcool ou alvejante, e o refil do purificador deve ser trocado a cada seis meses ou de acordo com as especificações do fabricante.
O filtro deve ser lavado com água por aproximadamente o mesmo tempo para remover a sujeira acumulada. Esses equipamentos vêm com instruções de limpeza e manutenção mais detalhadas pelo fabricante.