As bactérias presentes nos encanamentos são prejudiciais à saúde humana e podem causar muitas doenças graves. Isso sem falar nos danos que a sujeira pode causar nos móveis e equipamentos.
Em primeiro lugar, lembre-se de que algo que não deveria estar lá, está impedindo a passagem livre de água.
De acordo com o tipo encanamento, já podemos prever a possível causa do bloqueio. Por exemplo, em pias de banheiro, é comum que o cabelo e o fio dental se enrolem e interrompam o fluxo de água, já a pia da cozinha, resíduos de alimentos e gordura são uma tendência natural.
No vaso sanitário, pode acontecer que objetos caiam no interior ou o usuário jogue lixo no vaso sanitário.
Agora que sabemos com quem estamos lidando, é mais fácil desobstruir adequadamente as tubulações.
7 dicas para desentupir qualquer tipo de tubulação
Seguindo essas 7 dicas, você poderá desbloquear qualquer tubulação da sua casa ou empresa.
1. Limpeza
Na pia da cozinha ou do banheiro, o bloqueio pode estar no sifão, que é um tubo torto em forma de U localizado atrás do tubo de drenagem da pia. Remova o sifão e remova os detritos presentes e teste novamente. Lembre-se de limpar o sifão pelo menos uma vez por mês para evitar esses problemas novamente.
2. Utilize Pressão
O desentupimento por pressão fará com que os objetos que obstruem o fluxo de água sejam empurrados para frente e liberem o fluxo de água. Para gerar pressão, você pode usar um desentupidor de borracha, uma garrafa pet ou qualquer outra coisa que possa empurrar o líquido para dentro do cano.
3. Água quente
Se você sabe que o problema é gordura que está entupindo a tubulação, experimente utilizar água quente para limpar. Mesmo que funcione, lembre-se de que essa solução é temporária, porque a gordura pode se acumular novamente no ponto em que já foi depositada uma vez.
4. Fio de Arame
A inserção de fios na tubulação pode ajudá-lo a encontrar a localização exata do bloqueio. O ponto fraco dessa técnica é que é difícil encontrar obstáculos à frente no caso de um encanamento torto.
Localizando os obstáculos, você poderá entender a causa e a distância do problema.
5. Soda cáustica
Utilizar soda cáustica para limpar as tubulações funciona bem no caso de entupimento causado por matéria orgânica, como fezes, cabelo e gordura, mas não funcionará se o problema for plástico ou metal.
Tenha muito cuidado ao usar soda cáustica pura ou produtos à base dela. O uso incorreto pode causar queimaduras graves. Sempre utilize óculos de proteção e luvas.
6. Raspagem
Com o tempo, a sujeira se acumula no interior dos canos, reduzindo muito seu diâmetro interno e dificultando a passagem da água.
Raspando, você pode limpar o interior do tubo e restaurar a função natural. Use uma mola com uma ponta giratória para percorrer todo o tubo para limpeza.
7. Hidrojateamento
O hidrojateamento de alta pressão é muito eficaz para desentupir tubulações.
Em casa, você pode usar uma lavadora de água tipo WAP para limpar ralos, sistemas de coleta de água da chuva e sistemas de drenagem externos.