A economia de energia elétrica ajuda o meio ambiente e reduz as despesas mensais. Mas nem sempre é fácil se organizar com a família, ou abrir mão de alguns hábitos para que essa economia na energia aconteça. Por isso, separamos estas 8 dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Confira!
1 – Use lâmpadas LED
As contas de energia elétrica podem ser bastante reduzidas com o uso de lâmpadas de LED, pois essa nova tecnologia consome até 80% menos energia se comparado com as lâmpadas incandescentes e é mais durável.
São lâmpadas que não agridem o meio ambiente, pois podem ser descartadas no lixo comum, ao contrário do que acontecia com as lâmpadas fluorescentes, que eram fabricadas com metais pesados.
2 – Evite usar o ar condicionado
Os aparelhos de ar condicionado consomem muita energia e por esse motivo, é interessante reduzir o uso se possível.
Além disso, vedar portas e janelas para que a refrigeração seja mais eficiente, usar um procedimento de desligamento após algumas horas já ajuda bastante e também configurar uma temperatura ambiente mais baixa.
Dar preferência para os ventiladores pode ajudar muito na economia. Não se esqueça de limpar o filtro do ar condicionado com frequência, pois isso aumentará a eficiência do aparelho.
3 – Escolha aparelhos mais eficientes
Atualmente, os selos de eficiência podem ser encontrados quando você seleciona eletrodomésticos em uma loja. Esses selos são especialmente importantes em geladeiras, micro-ondas e torradeiras, que são os eletrodomésticos mais usados e que consomem muita energia.
4 – Desligue os aparelhos o máximo possível
Você vai viajar? Sair no fim de semana? Lembre-se de desconectar os aparelhos das tomadas, se possível. Quando colocamos esses dispositivos em modo de espera, eles continuam consumindo energia.
5 – Mantenha freezers e geladeiras longe de fornos e fogões
Esta é uma forma de reduzir o consumo de energia em sua casa, porque se o aparelho estiver próximo à fonte de calor, ele usará mais energia para resfriar os alimentos.
6 – Use os aparelhos com mais eficiência
Um exemplo de uso mais eficiente de um eletrodoméstico é esperar que a máquina de lavar fique cheia antes de ligá-la. O mesmo vale para lava-louças. Quanto mais cheios estiverem, menor será a frequência de uso, o que ajuda a reduzir o consumo de eletricidade em sua casa. O mesmo pode ser dito sobre os ferros de passar roupas.
Outros aparelhos também podem ser usados melhor, então fique atento.
7 – Desligue o chuveiro ao tomar banho
Desligar o chuveiro entre os enxagues não só reduz o consumo de água, mas também reduz o consumo de luz. Isso pode ser feito quando você lava o cabelo com shampoo ou se ensaboa. De qualquer forma, a redução no consumo será bastante significativa.
8 – Use energia solar
A energia solar está sendo cada vez mais utilizada nas residências para reduzir os gastos com eletricidade. Além de terem o selo de garantia emitido pelo Inmetro, esses painéis estão cada vez mais fáceis de usar e possuem custos de manutenção baixíssimos ou inexistentes.