Há muitas razões para investir em um ar condicionado inverter e que fazem valer o preço devido às suas características, como economia de energia, baixo ruído e alto desempenho.
No entanto, nem todos estão familiarizados com seus recursos e suas vantagens em comparação aos aparelhos de ar condicionado comuns. Confira tudo o que você precisa saber sobre o ar condicionado inverter e descubra porque ele é tão procurado.
Como funciona um sistema inverter?
As pessoas que pensam que os condicionadores de ar são iguais não conhecem os condicionadores de ar inverter. Ele funciona de forma diferente dos outros porque sua tecnologia é completamente diferente da tecnologia tradicional.
Nos sistemas tradicionais, os ventiladores da evaporadora extrai o ar do ambiente. Um compressor circula o ar através de um conjunto de serpentinas onde um fluido refrigerante (gás) gradualmente resfria ou aquece o ar (modelo quente/frio). Depois disso, o ar é devolvido ao ambiente.
Este ciclo é repetido várias vezes até que o ar ambiente atinja a temperatura configurada. O termostato faz uma medição cada vez que o ar retorna à unidade; quando detecta que atingiu a temperatura selecionada, desliga o compressor e apenas mantém a unidade de ventilação.
Depois de um tempo, quando a temperatura do ar começa a subir, o termostato liga novamente o compressor, iniciando o ciclo.
O que torna o Inverter Diferente?
A maior diferença do ar-condicionado inverter é que ele mantém o compressor funcionando em velocidade variável, ou seja, nunca desliga a não ser que o usuário desligue o aparelho completamente, evitando oscilações de temperatura. O resultado é uma redução no consumo de energia e um ambiente mais agradável.
No entanto, existem vários outros aspectos que diferem entre o ar condicionado inverter e o convencional, como preço médio, nível de ruído, conforto térmico e sustentabilidade.
Ar condicionado inverter é mais econômico?
Ao evitar o típico “liga-desliga”, o ar condicionado evita os picos de energia, que são os grandes vilões das contas de energia, tornando-o mais econômico. Para você ter uma ideia, o ar inverter pode reduzir o consumo de energia em até 60% em relação aos aparelhos convencionais.
Outra vantagem é que ele é mais silencioso, pois o compressor trabalha em baixa velocidade e não liga e desliga o tempo todo, desta forma o nível de ruído cai muito.
Além disso, utiliza gás refrigerante ecológico R410A que não destrói a camada de ozônio.
Por que comprar um ar condicionado inverter?
Além de serem mais econômicos, silenciosos e oferecerem melhor conforto térmico, há outros aspectos positivos que explicam por que os condicionadores de ar inverter se tornaram os queridinhos do mercado.
Ele conta com jatos de ar mais dispersos, que beneficiam até mesmo quem está próximo ao aparelho. O gás ecológico que é exclusivo dos aparelhos com tecnologia inverter também é um diferencial: além de ajudar o meio ambiente, não é tóxico nem inflamável.
Todas essas vantagens compensam a compra do ar-condicionado inverter, que apesar de ser um pouco mais caro, se paga ao longo do tempo devido a economia com as contas de eletricidade.
Como escolher um ar condicionado inverter?
Os condicionadores de ar inverter podem ser encontrados em uma variedade de modelos, mas nem todos os fabricantes usam essa tecnologia. No entanto, você pode encontrar:
- Ar condicionado split inverter: também conhecido como hi-wall, é a variante mais comum de ar condicionado;
- Ar condicionado inverter piso teto: ajudam a garantir o conforto térmico em ambientes comerciais com pé direito alto ou tráfego intenso;
- Ar condicionado de janela inverter: ideal para apartamentos alugados;
- Ar condicionado multi-split inverter: ideal para quem precisa usar apenas um condensador para climatizar dois ou mais cômodos;
- Condicionador inverter cassete: É instalado discretamente no teto, o que é muito indicado para empresas ou famílias numerosas;
- Ar condicionado inverter de aquecimento e refrigeração: Oferece ar quente e frio.
Lembre-se de que também existem condicionadores de ar inverter com recursos extras como purificadores de ar que eliminam até 99% dos fungos, bactérias e micróbios prejudiciais à saúde, além de uma função noturna que aumenta a economia em 74% em comparação com os aparelhos tradicionais.