Pular para o conteúdo
Início » Como é Feito Teste Antígeno e como Funciona

Como é Feito Teste Antígeno e como Funciona

Como é Feito Teste Antígeno e como Funciona

https://youtu.be/EExulyAEzlY

 

O distanciamento social e os testes em massa contra o Covid 19 são críticos até que a maioria das pessoas sejam vacinada contra o coronavírus. Por conta disso, uma das ferramentas que ganhou espaço nesse quesito é o teste do antígeno de COVID-19.

Assim como o RT-PCR, o teste antígeno também é realizado usando swabs nasofaríngeos. Sua maior vantagem é a rapidez dos resultados, no caso de testes de antígenos Hilab, etc., os resultados ficam disponíveis em menos de 30 minutos.

Também vale a pena notar que usar o teste no Brasil pode ser muito importante, pois o rastreamento de casos continua sendo um desafio.

Então, para tirar todas as dúvidas das pessoas sobre como funciona o teste do antígeno COVID-19, preparamos esse post completo.

O que é um teste de antígeno COVID-19?

O teste de antígeno nada mais é do que um teste imunocromatográfico rápido que não detecta o material genético do vírus como o RT-PCR, mas sim as proteínas que identificam o SARS-CoV-2.

Como mencionado, sua maior vantagem é a velocidade dos resultados. Com RT-PCR, a coleta de amostras, processamento e entrega de resultados levam de 2 a 3 dias, enquanto que com o antígeno, leva apenas alguns minutos.

No caso do teste de antígeno Hilab COVID-19, mesmo uma variante do coronavírus pode ser detectada em 25 minutos.

Devido a essa flexibilidade, esses testes são mais adequados para testagem em massa e o rastreamento de contatos. A explicação para isso é simples: assim que uma pessoa infectada é encontrada, ela e as pessoas com quem entrou em contato são colocadas em quarentena, quebrando assim a cadeia de infecção.

Além disso, a detecção de antígeno é mais barata em comparação com RT-PCR.

Quando é feito o teste de antígeno?

Qualquer pessoa com sintomas de COVID-19 ou que tenha sido exposta ao vírus pode fazer o teste.

Nos casos sintomáticos, os antígenos aparecem principalmente a partir do início dos sintomas, que vai do 1º ao 7º dia. No caso de exposição ao coronavírus, os pacientes são orientados a fazer o teste após o 5º dia de contato com um caso confirmado.

Ao contrário de outros testes para SARS-CoV-2, este teste está altamente correlacionado com o período de transmissão do vírus. Esta é outra razão pela qual é tão adequado para rastreamento de casos e contatos.

Como é feito o teste de antígeno?

O teste do antígeno COVID-19 é realizado a partir de uma amostra coletada com um swab nasofaríngeo (cotonete). O objeto é inserido na cavidade nasal até atingir a nasofaringe.

As amostras podem ser analisadas de duas maneiras:

  • imunocromatografia;
  • Imunoensaio de fluorescência.

Em ambos os casos, o vírus é detectado pela ligação específica de anticorpos às partículas coloridas ligadas.

Os resultados dos testes são dados por marcações coloridas em uma membrana de nitrocelulose ou nylon com áreas de reagentes e outras áreas bloqueadas com proteínas inertes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *