O Brasil é marcado por verões com altas temperaturas e sensações de calor ainda maiores. Cuiabá, Rio de Janeiro, Belém, Recife, João Pessoa e outras capitais tradicionalmente quentes sempre sofrem com o superaquecimento.
Mas neste verão, até cidades do sul como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba atingiram temperaturas acima de 40ºC. E como sobreviver em uma temperatura tão alta? Muitos partem para o uso do ar condicionado. Mas esses dispositivos são conhecidos por consumir muita energia, fazendo com que as contas de eletricidade disparem.
Felizmente, existem algumas maneiras de ajudar seu ar condicionado a funcionar melhor e economizar dinheiro com sua conta de eletricidade.
Como economizar energia elétrica usando ar condicionado?
Existem formas de se refrescar sem ligar o ar condicionado, mas em alguns dias, principalmente no verão, é impossível ficar em temperatura ambiente sem desconforto.
As temperaturas chegaram a 40 graus em várias cidades brasileiras. Além disso, a baixa umidade combinada com o alto calor faz com que muitas pessoas se sintam em uma panela de pressão. Neste momento, o ar condicionado é realmente uma necessidade.
Mas calma, você pode aproveitar essa maravilha da modernidade e economizar energia com nossas dicas logo abaixo.
Configure a temperatura
Outra forma de economizar energia elétrica é configurar o ar condicionado para resfriar o ambiente em uma faixa de temperatura entre 20 a 26ºC e nunca em 17ºC como é comum vermos pessoas configurando o aparelho.
Isso permite que o aparelho desligue a função de resfriamento quando a temperatura atingir a faixa desejada e ligue novamente o resfriamento quando a temperatura aumentar alguns graus.
Desta forma, você evita que o aparelho fique ligado o tempo todo para manter a sala em uma temperatura tão baixa.
Não deixe o ar frio ir embora
É necessário ter muito cuidado com qualquer vazamento de ar no ambiente, por menor que seja. O ar frio pode escapar através de vedações de portas e janelas desgastadas, sótãos mal isolados e outras rachaduras sorrateiras.
Para ver como a sala está selada, verifique todas as aberturas. Ligue o ar, de fora da sala, para ver se o ar frio está saindo pelas portas, janelas e buracos nas paredes ou tetos. Se você sentir ar frio saindo de algum buraco, feche-o imediatamente.
Por que isso ajuda a economizar energia? Simples: você se obrigou a diminuir a temperatura do ar condicionado acima da temperatura ambiente por causa de um vazamento de ar. Se a sala estiver completamente vedada, ela resfria mais rápido e mantém o ar frio por mais tempo.
Feche as persianas ou use cortinas blackout
Evite que o sol entre no seu quarto ou cômodo, pois ele aquece o ambiente e o ar condicionado terá mais trabalho a fazer para resfriar o ambiente. O trabalho extra drena energia, então seus reais ganhos com muito esforço desaparecem.
Além de aquecer o ambiente, o sol também pode aquecer o próprio ar condicionado. Durante a parte mais quente do dia, mantenha suas persianas ou cortinas fechadas e mantenha-as longe da luz solar direta. Se você puder, use cortinas chamadas blackout ou veda luz, são altamente recomendadas.
Use a função smart
Depois que o ar condicionado esfriar a sala, ative a função sleep. Com este recurso, o ar condicionado liberará rajadas de ar de tempos em tempos, apenas para manter o ambiente fresco.
Use a função sleep
Você pode não ter notado, mas o seu controle remoto do ar condicionado pode ter uma função de sono. Esta função é para definir o procedimento de desligamento para você. É ideal para quem só usa o ar condicionado para resfriar o quarto e ligar o ventilador antes de dormir. Depois de adormecer e o quarto esfriar, você pode desligar o ar e ligar o ventilador do próprio ar condicionado.
O modo ventilador gasta muito menos energia do que o resfriamento do ar condicionado, então você vai querer usá-lo para se refrescar o máximo possível. Use ambos, resfrie seu quarto e desligue o ar.