https://youtu.be/Ix5H1m4J7D8
Não há remédio próprio para curar um resfriado. Portanto, o tratamento deve se concentrar no alívio dos sintomas. Para este fim, descongestionantes podem ser usados para combater a congestão nasal.
Outra medida é a lavagem nasal, que entra como uma terapia no tratamento. O maior estudo sobre lavagem nasal com solução salina demonstrou que a técnica pode melhorar significativamente os sintomas de resfriado e gripe em comparação com a medicação isolada.
O estudo também mostrou que a lavagem nasal podem prevenir o desenvolvimento do processo inflamatório de sinusite que pode ocorrer após uma gripe ou resfriado.
As lavagens nasais não são boas apenas para a gripe e resfriado. Pessoas com rinite alérgica e sinusite também podem usar esse método.
Por ser um sintoma muito comum, a congestão nasal pode ser apenas um desconforto e passar despercebida, mas pode ter complicações que afetam diretamente a qualidade de vida, queda de concentração e diminuição da produtividade.
Como Fazer Lavagem Nasal
Em adultos e crianças, esse procedimento deve ser realizado na pia do banheiro da seguinte forma:
- Encha a seringa com aproximadamente 5 a 10 mL de soro fisiológico;
- Você também deve abrir a boca e respirar pela boca durante o procedimento;
- Incline-se para a frente, cabeça ligeiramente para o lado;
- Coloque a seringa na entrada de uma narina e pressione até que o soro saia pela outra narina. Se necessário, ajuste a posição da cabeça até que o soro entre por uma narina e saia pela outra.
Você pode fazer 3 a 4 limpezas em cada narina. Além disso, você pode encher a seringa com mais soro, pois ele será expelido pela outra narina.
Para completar a lavagem nasal, você deve assoar o nariz após o procedimento para remover o máximo de secreção possível. Se achar difícil realizar esse procedimento em pé, pode tentar deitada.
Como alternativa ao uso de seringa e soro fisiológico, a lavagem nasal pode ser realizada com um pequeno aparelho denominado “irrigador nasal”, desenvolvido especificamente para esse fim, que pode ser adquirido em farmácias ou pela internet.