Pular para o conteúdo
Início » Como Fazer Soro Caseiro com Sal e Açúcar

Como Fazer Soro Caseiro com Sal e Açúcar

Como Fazer Soro Caseiro com Sal e Açúcar

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda causa de morte entre crianças no mundo. No Brasil, 15 crianças morrem todos os dias dessa condição.

A diarreia é caracterizada por movimentos intestinais excessivos e alterações na consistência das fezes. Idas frequentes ao banheiro e fezes muito moles ou quase líquidas são sinais de um problema.

O principal risco é a desidratação, mas também a perda de sais minerais, como sódio e potássio. Para evitar isso, os pacientes devem consumir de 2 a 3 litros de soro caseiro por dia.

Nota: Procure atendimento médico se os sintomas persistirem por mais de 2 dias, houver sangue nas fezes ou outros sintomas como febre.

Como Fazer Soro Caseiro com Sal e Açúcar

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), adicione 1 colher de açúcar (20 gramas) e 1 colher de chá de sal (3,5 gramas). Mexa bem e dê ao paciente em uma colher ao longo do dia.

Como Fazer Soro Caseiro

Você também pode ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou ir a uma farmácia para ver se eles oferecem colheres padrão recomendadas pela Unicef para preparação de soro caseiro. Esta colher tem dois lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro caseiro, basta adicionar 2 partes de açúcar grande e 1 parte de sal a 200 ml de água.

COLHER UNICEF

Outra opção é utilizar o soro de reidratação oral recomendada pela Unicef. Essa solução pode ser adquirida em postos de saúde ou farmácias. Ele vem com as quantidades ideais de Sódio, Potássio, Glicose e Citrato para ser diluído em 1 litro de água.

Solução de Reidratação Unicef

Orientações em caso de diarréira

Beba bastante líquidos (cerca de 2 a 3 litros por dia). Escolha soro caseiro ou bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante consumir de 50 a 100 ml (meio copo americano) de líquidos após cada ida ao banheiro.

Nota: Pacientes com pressão alta, doença renal ou cardíaca, glaucoma, etc. não devem consumir grandes quantidades de sódio. Consulte o seu médico se tiver uma condição médica crônica e desenvolver diarreia.

Se a paciente estiver amamentando, continue com o aleitamento. Deve-se manter a alimentação, mas deve evitar alimentos gordurosos com resíduos residuais, como polpas de frutas e saladas.

Lavar bem as mãos após usar o banheiro e antes das refeições.

Cuidado com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, pois eles desidratam mais rápido, às vezes em menos de um dia.

1 comentário em “Como Fazer Soro Caseiro com Sal e Açúcar”

  1. Você percebe que é praticamente impossível argumentar com você (não que eu queira… Haha). Você colocou um novo olhar sobre esse tópico que tem sido discutido há muito tempo . Parabéns, muito bem !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *