Pular para o conteúdo
Início » Como Saber a Hora de Fazer uma Manutenção no Sistema de Freio

Como Saber a Hora de Fazer uma Manutenção no Sistema de Freio

Como Saber a Hora de Fazer uma Manutenção no Sistema de Freio

https://youtu.be/61QWTP2aXyw

O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por isso, com a manutenção regular é essencial, pois além de evitar que possíveis defeitos se agravem, você também estará cuidando da sua segurança.

O número de componentes que fazem parte de um sistema de frenagem é alto, portanto, quanto mais cedo uma falha for detectada, melhor.

Como Saber a Hora de Fazer uma Manutenção no Sistema de Freio

Como Saber a Hora de Fazer uma Manutenção no Sistema de Freio

No dia a dia de um carro, é bom ficar atento a alguns sinais que podem indicar um problema no sistema de frenagem. Abaixo está uma lista dos sinalizadores mais comuns de que está na hora de fazer uma manutenção no sistema de freio do seu veículo.

Volante vibrando

Se sentir alguma vibração no volante ao frear, saiba que isso pode ser um sinal de que os discos de freio estão tortos.

Ruído “ferro com ferro”

Se você ouvir barulhos de ferro raspando ao frear, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas.

Pedal de freio baixo

Se o pedal do freio estiver muito baixo, pode ser por falta de fluido (geralmente indicado no painel), ou um problema no servo ou mesmo no cilindro mestre.

Pedal endurecido

A dificuldade de pedalar está relacionada ao servo freio. Portanto, se você sentir que os pedais estão muito duros, será necessário substituir esse componente, após 120 a 200.000 quilômetros.

Quando as pastilhas de freio devem ser substituídas?

As pastilhas são a parte mais sofisticada do sistema, considerando que sua vida útil depende muito dos hábitos do motorista. Por exemplo, se você usar o carro em uma cidade grande onde é necessária mais frenagem, eles tendem a durar menos. A recomendação é que as pastilhas sejam trocadas após 10.000 a 20.000 quilômetros.

Essas são apenas algumas dicas que você pode ficar de olho e garantir que esse importante sistema não cause dores de cabeça.

 

Se você gostou destas dicas, não deixe de comentar, curtir, se inscrever no canal e ativar o sininho de notificações para receber nossas novidades. Fique com Deus e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *