Você pode estar sofrendo com falta de água em sua casa devido à entrada de ar nos canos, o que afeta diretamente a distribuição de água em sua casa. Muitas vezes, essas situações se devem à inexperiência e ao não saber como resolvê-las.
Para evitar que essas situações desagradáveis e estressantes voltem a acontecer, é preciso entender como o problema ocorre e como você pode resolvê-lo. Vamos as dicas!
Como o ar entra nos canos?
Cada propriedade possui um sistema de distribuição de água com acesso direto a banheiros e torneiras de chuveiro, sanitários, torneiras de cozinha e lavanderia etc. Normalmente, a fonte dessa água é a caixa d’água da propriedade, que recebe água de uma tubulação externa, como a rede pública.
A entrada de ar na tubulação é comum quando as ruas ficam sem água por tempo indeterminado, ou mesmo quando os proprietários fecham voluntariamente os registros de imóveis para limpar a caixa ou fazer outros reparos no encanamento local.
Por exemplo, quando o ar entra em partes de um tubo e para em uma curva, esse ar impede que a água passe por aquele local, impedindo o fluxo normal.
Como eliminar o ar parado na tubulação
Para normalização do fluxo de água, é necessário retirar a válvula da tubulação ligada ao encanamento da casa. Para fazer isso, use uma ferramenta específica, como uma chave de fenda ou um grifo.
Nesse caso, desde que você desaparafuse a válvula conectada ao cano da parede mais próxima ao ar parado, como o cano de esgoto e o cano mais próximo da parede, o problema pode ser resolvido rapidamente.
Lembre-se de manter o balde por perto, pois um jato de água será inevitavelmente liberado quando a válvula for removida.
Outra opção para normalizar o fluxo de água na tubulação é retirar o registro do chuveiro do banheiro, mas neste caso é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar seu funcionamento.
Elimine o ar na tubulação com uma mangueira
Se a retirada da válvula não funcionar para eliminar o ar da tubulação, experimente conectar uma mangueira com água que venha diretamente a água que vem da rua, na ponta da torneira cujo a água parou de sair.
Abra a torneira da mangueira e deixe que a água entre na tubulação e force o ar a voltar para a caixa d’água, liberando assim o fluxo de água.