Pular para o conteúdo
Início » Dia Internacional das Mulheres

Dia Internacional das Mulheres

Dia Internacional da Mulher

https://youtu.be/2WGOUTnxHTE

 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, porque no dia 8 de Março de 1917 milhares de mulheres se reuniram na Rússia para um protesto conhecido como “Pão e Paz”.

Nesse protesto, as mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida, lutando contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A celebração do Dia Internacional da Mulher destaca a importância da mulher na sociedade e a história da luta por seus direitos.

Dia Internacional da Mulher

A origem do Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março de 1917, cerca de 90.000 trabalhadoras russas saíram às ruas, exigindo melhores condições de trabalho e de vida, enquanto protestavam contra as ações do Czar Nicolau II.

O evento desencadeou o Dia Internacional da Mulher, apelidado de “Pão e Paz”. Isso porque os manifestantes também lutaram com as dificuldades trazidas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Ao longo da história, outros eventos lembram as lutas das mulheres que trabalham longas horas, são mal remuneradas e não têm direito ao voto.

Antes do movimento operário das russas, em 1908, houve uma greve das mulheres que trabalhavam nas fábricas de camisaria da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York.

Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas por dia e ganhavam entre US$ 6 e US$ 10 por semana.

Portanto, além de exigir melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho, as funcionárias também exigiam salários mais altos. Isso porque naquela época, os homens ganhavam muito mais dinheiro do que as mulheres.

Em 28 de fevereiro de 1909, os Estados Unidos realizaram sua primeira celebração feminina. O evento foi inspirado na greve das trabalhadoras da indústria têxtil em 1908.

Em 1910, o Segundo Congresso Internacional de Mulheres Socialistas foi realizado na Dinamarca. Nesta ocasião, Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs um dia dedicado às mulheres.

Em 25 de março de 1911, ocorreu um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, matando 146 das 500 mulheres que trabalhavam lá – cerca de 20 eram homens. A maioria dos funcionários mortos eram imigrantes judeus, alguns com apenas 14 anos.

Vale ressaltar que o local não estava preparado para incêndio, pois não possuia extintor, o sistema de iluminação funcionava a gás e as pessoas podiam fumar no interior da fábrica.

Após o massacre, a legislação de segurança contra incêndio foi reeditada, as leis trabalhistas foram revisadas e muitas conquistas foram feitas.

Diante dessa situação, foi considerado um dia dedicado à luta das mulheres.

Existem muitas teorias sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. No entanto, tanto os protestos russos quanto a greve dos EUA têm como objetivo comum alertar as mulheres sobre as condições insalubres de trabalho que sofrem.

Além disso, devido a mal-entendidos de jornais alemães e franceses, criou-se um mito em torno da greve ocorrida em 8 de março de 1857, quando na verdade ela não aconteceu.

Para comemorar as lutas e conquistas das mulheres, as Nações Unidas estabeleceram explicitamente o Dia Internacional da Mulher em 1975, escolhendo o dia 8 de março em conexão com a greve dos trabalhadores russos de 1917.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *