“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas.” Esta citação veio do chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898), que ganhou fama mundial e ajudou a divulgar rumores de que a salsicha eram feitas de ingredientes questionáveis e condições de higiene impróprias.
Talvez as coisas eram assim na época de Bismarck, mas hoje as coisas são muito diferentes. O processo de produção dessa linguiça é industrial e segue as normas higiênicas do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Pode ter certeza que as empresas certificadas não utilizam ingredientes duvidosos para rechear as linguiças, diz a professora Marise Rodrigues Pollonio, da Engenharia de Alimentos da Unicamp. Área de Carnes e Derivados da Academia.
Do que é Feita a Salsicha
As salsichas para cachorros-quentes brasileiros são feitos com carne de porco, carne bovina e frango. Mas nada de carne de primeira – o que é usado são aquelas partes menos nobres que sobram da fabricação de outros produtos.
O que realmente dá sabor ao produto é o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas geralmente contêm alho, cebola, páprica e outros temperos.
Em seguida, são adicionados ingredientes chamados suplementos, que funcionam para melhorar a conexão entre água e gordura. Na embalagem, são descritos como proteína de soja, amido e carragena. Por fim, para tornar o produto mais durável, entram em ação aditivos como nitrito de sódio e fosfato.
Na primeira fase de produção, a carne e a gordura são moídas até formar uma massa muito fina, que depois recebe outros ingredientes. Depois que tudo estiver misturado, a massa será transformada em um “embutido”. Ou seja, ele é colocado dentro da embalagem plástica, que dará forma ao produto.
Em seguida, as salsichas são cozidas em banho-maria a 72º. O produto passa então por um processo de resfriamento e é retirado da “tripa artificial”. Nessa fase, as linguiças podem passar por um banho de tingimento para obter uma cor mais atrativa para o consumidor”. Após esta etapa, o produto está pronto para ser embalado e distribuído.