https://youtu.be/xt_2YjA77oY
O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona
A injeção eletrônica é um sistema que substitui o carburador e sua principal função é determinar quanto combustível e ar deve ser fornecido ao motor do carro. Isso é feito por meio de cálculos automáticos que levam em consideração fatores como velocidade do motor, velocidade do veículo, fluxo de ar do motor, temperatura do motor, pressão atmosférica e muito mais.
O sistema foi criado para reduzir as emissões de gases dos veículos, , reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho do motor (funcionando mais com menos gasolina, evitando entupimentos por excesso fornecimento de combustível).
Por fim, a injeção eletrônica também é o sistema que controla a marcha lenta, o tempo de ignição do carro (o que facilita partidas mais rápidas) e até os comandos das válvulas de admissão e escape. Isso ajuda o veículo a economizar combustível, ter um melhor desempenho e a prolongar a vida útil das peças.
Como funciona a injeção eletrônica?
O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona. O funcionamento da injeção eletrônica baseia-se em três componentes principais, nomeadamente sensores, atuadores e processador de dados.
Os sensores estão localizados em pontos-chave no motor do carro e enviam informações sobre o que está acontecendo em diferentes partes do motor para um processador de dados.
Por exemplo, um sensor de movimento capturaria a velocidade de subida e descida do pistão, enquanto um sensor de rotação verificaria a velocidade do motor. Os sensores de ar informam não apenas a quantidade de ar no motor, mas também a pressão que o motor está no momento.
A função do processador de dados é calcular a quantidade de combustível e ar a ser injetada no motor com base nas variáveis enviadas pelos sensores. Uma vez tomada esta decisão, ela será enviada aos atuadores.
Os atuadores por sua vez, receberão comandos do processador de dados e implementarão as alterações necessárias no motor, alterando a quantidade de combustível, bem como o ponto de ignição, o uso da marcha lenta, etc.
Os atuadores incluem bobinas, injetores de combustível, motores de correção de marcha lenta, válvulas de purga do canister, bombas de combustível, ventiladores de refrigeração e até mesmo luzes de falha do sistema de injeção eletrônica.
Esse processo é totalmente integrado e ocorre várias vezes durante a mesma viagem do carro, para que o sistema possa detectar novas condições e se ajustar para um melhor desempenho em segundos.