Pular para o conteúdo
Início » O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona

O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona

O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona

https://youtu.be/xt_2YjA77oY

O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona

A injeção eletrônica é um sistema que substitui o carburador e sua principal função é determinar quanto combustível e ar deve ser fornecido ao motor do carro. Isso é feito por meio de cálculos automáticos que levam em consideração fatores como velocidade do motor, velocidade do veículo, fluxo de ar do motor, temperatura do motor, pressão atmosférica e muito mais.

O sistema foi criado para reduzir as emissões de gases dos veículos, , reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho do motor (funcionando mais com menos gasolina, evitando entupimentos por excesso fornecimento de combustível).

Por fim, a injeção eletrônica também é o sistema que controla a marcha lenta, o tempo de ignição do carro (o que facilita partidas mais rápidas) e até os comandos das válvulas de admissão e escape. Isso ajuda o veículo a economizar combustível, ter um melhor desempenho e a prolongar a vida útil das peças.

Como funciona a injeção eletrônica?

O que é a Injeção Eletrônica e Como Funciona. O funcionamento da injeção eletrônica baseia-se em três componentes principais, nomeadamente sensores, atuadores e processador de dados.

Os sensores estão localizados em pontos-chave no motor do carro e enviam informações sobre o que está acontecendo em diferentes partes do motor para um processador de dados.

Por exemplo, um sensor de movimento capturaria a velocidade de subida e descida do pistão, enquanto um sensor de rotação verificaria a velocidade do motor. Os sensores de ar informam não apenas a quantidade de ar no motor, mas também a pressão que o motor está no momento.

A função do processador de dados é calcular a quantidade de combustível e ar a ser injetada no motor com base nas variáveis ​​enviadas pelos sensores. Uma vez tomada esta decisão, ela será enviada aos atuadores.

Os atuadores por sua vez, receberão comandos do processador de dados e implementarão as alterações necessárias no motor, alterando a quantidade de combustível, bem como o ponto de ignição, o uso da marcha lenta, etc.

Os atuadores incluem bobinas, injetores de combustível, motores de correção de marcha lenta, válvulas de purga do canister, bombas de combustível, ventiladores de refrigeração e até mesmo luzes de falha do sistema de injeção eletrônica.

Esse processo é totalmente integrado e ocorre várias vezes durante a mesma viagem do carro, para que o sistema possa detectar novas condições e se ajustar para um melhor desempenho em segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *