https://youtu.be/o_XFI1HjUNA
As propriedades rurais necessitam de água não apenas para suas atividades básicas, mas também para a realização de todas as atividades agrícolas. Portanto, é importante encontrar a maneira mais eficiente e barata de levar esse recurso ao local necessário.
O uso de uma bomba elétrica para bombear a água tem custos como: perfuração de um poço, consumo constante de energia, queima frequente do motor, linhas de energia, baterias, interruptores, disjuntores, transformadores e vários outros acessórios elétricos necessários para a operação.
Toda essa infraestrutura é onerosa e consome boa parte das margens de lucro do agronegócio, além do risco de falhar no bombeamento dessa água em momentos críticos.
Uma solução para resolver este problema é o uso de uma bomba carneiro, que utiliza a força da própria água para levar água para longas distâncias.
O que é Bomba Carneiro e Como Funciona
Um carneiro hidráulico é um sistema de bombeamento que usa a água provenientes de represas, lagos, córregos, etc.
A medida que a água desce pelo cano de uma certa altura, a própria água entra no sistema da bomba e empurra uma válvula que é pressionada por uma mola. A mola é então comprimida até seu limite e retorna dando um golpe. Dessa forma, uma pequena quantidade de água é empurrada em um ciclo contínuo até atingir o reservatório acima onde a água foi direcionada.
A bomba carneiro recebe esse nome principalmente porque se assemelha as cabeçadas tradicionais dos carneiros. No entanto, também podemos encontrar esses dispositivos sob os nomes de aríetes, carneiro hidráulico, bomba-martelo ou simplesmente bombas carneiro.
A cada golpe da mola, uma pequena quantidade de água é enviada terreno acima. Ou seja, a fonte de acionamento e bombeamento está a uma altura menor que o destino, mas o volume de água é muito maior que o volume de bombeamento.
Essa diferença de altura e volume é responsável pela conversão de energia, mas é preciso muita água e uma grande altura para ativá-la, mesmo com pouca água entregue e uma altura menor.
Vale ressaltar que uma grande limitação dos carneiros hidráulicos é que a água que está sendo bombeada é a mesma utilizada para o acionamento da bimba, que na maioria das vezes é proveniente de fontes não potáveis ou de má qualidade, como lagos, represas ou rios.