O brinquedo Mendocino, também conhecido como motor Mendocino, é um dispositivo que combina ímãs e luz solar para criar um movimento rotativo contínuo. Ele foi inventado pelo físico argentino-feito-americano Jorge Alberto Mendocino em 1977.
Como é montado o Brinquedo Mendocino
O motor Mendocino é composto por quatro ímãs de neodímio, dois para cada eixo, e quatro painéis solares, também conhecidos como células solares. Os ímãs são dispostos de forma a criar um campo magnético que interage com as correntes elétricas geradas pelas células solares.
Cada par de ímãs é colocado em um eixo horizontal, e as células solares são montadas perpendicularmente a esses eixos. Quando a luz solar incide sobre as células solares, elas geram eletricidade em resposta à radiação luminosa.
Ficou curioso e quer comprar um brinquedo desses? Então clique aqui.
Como o brinquedo funciona?
Agora, como o brinquedo funciona? Quando a luz solar atinge as células solares, elas produzem eletricidade. Essa eletricidade é usada para alimentar um circuito que gera um campo magnético alternado nos ímãs.
Os ímãs, por sua vez, exercem forças magnéticas nos eixos horizontais, fazendo com que eles girem. Esse movimento rotativo é mantido pela interação contínua entre os campos magnéticos e as correntes elétricas geradas pelas células solares.
Uma característica interessante do brinquedo Mendocino é que ele não requer baterias ou qualquer outra fonte de energia externa além da luz solar. Ele é alimentado exclusivamente pela energia solar, o que o torna um exemplo de um dispositivo movido a energia renovável.
O brinquedo Mendocino é um objeto fascinante para aprender sobre a interação entre a luz solar, eletricidade e magnetismo. Embora seja chamado de “brinquedo”, ele também é usado como uma demonstração educativa em escolas e museus para ilustrar princípios científicos básicos.