https://youtu.be/DsMxGuNksVA
Na arquitetura e engenharia, o termo retrofit é utilizado para designar a modernização de algum elemento antigo ou ultrapassado. Significa “repaginar o antigo“, podendo ser utilizado para se referir a diversas coisas, como: instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de iluminação, fachadas, etc.
Retrofit começou na Europa como inovações e soluções para edifícios mais antigos e que tinham que ser mantidos suas características originais. As cidades deste continente costumam ter milênios e o formato dos prédios, casas e prédios são desatualizados.
Desta forma, o retrofit tornou-se uma solução para esse problema, aumentando a vida útil desses monumentos.
Por serem construções antigas, possuem valor cultural e são importantes para o contexto histórico do local em qualquer lugar do mundo. Como forma de preservar a memória histórica e cultural local.
O que é Retrofit
Não há solução melhor, pois estes edifícios são muitas vezes inutilizáveis. A modernização é uma forma de preservá-los por mais alguns milhares de anos, ao mesmo tempo em que os torna práticos e funcionais. Muitos edifícios históricos ao redor do mundo estão fora de serviço devido à falta de conservação.
Para os edifícios, a renovação retrofit é uma forma de dar vida ao imóvel, aplicando elementos mais modernos e tecnológicos. Devido a essa demanda, este mercado de revitalização está surgindo, pois muitos edifícios não podem ser demolidos devido ao seu valor cultural.
Alguns benefícios do uso do Retrofit
Alterar a função/finalidade original da propriedade
Quando uma estrutura passa por esse processo, nem sempre terá o mesmo propósito e função. Existem vários exemplos de transformações em que os edifícios são transformados em outra utilidade, seja comercial ou residencial.
Atualização e reforma
O retrofit também pode ser utilizado para reformar sistemas hidráulicos, sistemas elétricos, elevadores, soluções de fachadas, áreas de circulação, segurança do local, etc.
Em alguns casos, fachadas ventiladas são instaladas.
Solução econômica e sustentável
Às vezes, o custo de manutenção de um edifício é muito alto. Este é o momento ideal para criar um projeto de retrofit, pois ele pagará pelos reparos ao longo do tempo. Além de conseguir a certificação LEED e agregar valor ao imóvel, os custos de manutenção serão reduzidos e a construção prosseguirá com eficiência.
Se o imóvel não está em uso, torna-se uma ótima oportunidade para investir em um negócio ou até mesmo ceder o espaço para outra empresa.
Preservando a história e a memória
Por trás da maioria dos edifícios há uma história e uma memória que precisam ser preservadas. Por exemplo, o Brasil é um país colonial e muitas cidades têm arquitetura clássica e são consideradas monumentos históricos.
Essas cidades representam o estilo colonial, e a maioria delas possui um centro histórico que, apesar de ser usado e habitado, é considerado patrimônio público.
Correções
Edificações também podem passar por um retrofit para corrigir distorções acumuladas ao longo do tempo nas edificações, preservando os valores estruturais e culturais.