Pular para o conteúdo
Início » Purificador de água Eletrônico ou compressor – Qual o mais Econômico

Purificador de água Eletrônico ou compressor – Qual o mais Econômico

Purificador de água Eletrônico ou compressor - Qual o mais Econômico

 

Os filtros de água parecem todos iguais, mas na verdade têm diferenças significativas, como capacidade do reservatório de água gelada, acabamento e muito mais, que podem ou não ser do seu interesse.

Uma dessas diferenças é o sistema de refrigeração, que pode utilizar tanto uma placa eletrônica quanto um compressor, assim como uma geladeira. Vamos lançar um pouco de luz sobre este tema.

Purificador de água Eletrônico ou compressor - Qual o mais Econômico

Purificador de água com compressor

Os purificadores de água refrigerados por compressor são os mais encontrados no mercado. Os modelos atuais usam um tipo de gás que não é prejudicial à camada de ozônio, em vez dos gases CFC que eram amplamente utilizado há alguns anos atrás.

O resfriamento a água por meio do compressor é mais eficiente e pode refrigerar volumes maiores de água, chegando a 50 litros de água gelada por dia. Por isso, esse tipo de purificador de água é muito indicado para locais de alto tráfego de pessoas, como escritórios, lojas, shopping centers ou até mesmo prédios residenciais com grande fluxo de pessoas.

Nesses casos, os purificadores que utilizam compressor, gastam menos energia do que os modelos refrigerados com placa eletrônica, porque o compressor trabalha com mais folga.

Purificador de água com placa eletrônica

Os purificadores de água refrigerados por placas eletrônicas utilizam placas termoelétricas, que funcionam segundo um princípio chamado Peltier.

O efeito Peltier faz com que os elétrons se transfiram de um lado da placa para o outro, o que faz com que ela esfrie de um lado e esquente do outro, onde seu calor é dissipado no ambiente por meio de uma ventoinha.

Este tipo de purificador tende a ser mais econômico em termos de gasto de energia, desde que ele não seja muito utilizado, chegando a ser até 40% mais econômico em comparação com o purificador de compressor.

Por isso, o purificador refrigerado com placa eletrônica não é ideal para locais com grande fluxo de pessoas, pois isso aumentaria o consumo de energia e pela baixa capacidade de refrigeração de água, que fica em torno de 20 litros por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *