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O óleo de motor são produtos extremamente importantes para a durabilidade e melhor desempenho das peças. Por isso, é importante saber qual óleo é melhor para cada veículo: sintético, mineral ou semissintético.
Quais são os tipos de lubrificantes?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, entender as especificidades de cada óleo pode ter um impacto no funcionamento do seu carro. Isso porque essas propriedades vão além da composição do lubrificante.
De fato, cada um deles é formulado para garantir o funcionamento de certos tipos de motores. Portanto, ao escolher um óleo que não seja ideal para o motor, a função da peça pode ficar comprometida.
A principal diferença entre óleos sintéticos, semi-sintéticos e mineral é a forma como eles são produzidos. Vejamos uma explicação de cada um deles.
Óleo mineral
O óleo mineral é feito a partir do refino do petróleo, por isso mantém a maior parte de suas características naturais. Embora tenha boa compatibilidade com diferentes motores, dura menos tempo e deve ser substituído em intervalos menores.
No entanto, o óleo mineral é menos caro em comparação com outros tipos. Além disso, a qualidade do óleo mineral depende em grande parte da origem do “petróleo bruto”. Portanto, se o refino das matérias-primas não for realizado conforme o esperado, a qualidade do produto é afetada.
Óleo sintético
A principal característica dos óleos sintéticos é seu alto desempenho. Como o nome sugere, é sintetizado por um processo químico controlado. Além disso, contém formulações que conferem propriedades diferenciadas ao produto.
Os óleos sintéticos têm maior desempenho e durabilidade do que outros óleos. Esta característica é muito importante quando se considera a lubrificação do motor. No entanto, este tipo de óleo tem um valor mais elevado.
Essa mistura de aditivos atende às demandas de modelos de motores novos para melhorar o desempenho. É por esta razão que o óleo sintético é o mais utilizado nos veículos modernos.
Óleo semi-sintético
Conhecidos como óleos compostos, é obtido com base em fontes minerais ou sintéticas ricas em diferentes aditivos. Esses aditivos são responsáveis por conferir novas propriedades à solução, aumentando sua eficiência.
Em sua composição, os óleos semi-sintéticos possuem algumas das propriedades dos óleos minerais e dos óleos sintéticos. Portanto, é uma opção que proporciona maior desempenho do que o óleo mineral a um custo mais acessível.
Qual a Diferença entre Óleo Sintético e Mineral?
Como dissemos anteriormente, uma das grandes diferenças entre os tipos de óleos sintéticos, semissintéticos e minerais está na forma como eles são produzidos. No entanto, existem outras características que explicam a especificidade do uso de cada um deles. Confira!
Custo-benefício
O óleo mineral, por não ser manipulado, tem um preço mais acessível. No entanto, os óleos sintéticos proporcionam mais desempenho e durabilidade.
Apesar de proporcionar melhor economia de combustível, o custo de manuseio se reflete no valor final. Por isso, os óleos sintéticos costumam ser mais caros.
Durabilidade
A composição química dos óleos sintéticos e semissintéticos proporciona maior durabilidade em relação aos óleos minerais. Isso porque possui uma fórmula mais refinada projetada de acordo com as necessidades do veículo.
A composição desses óleos tratados também melhora o desempenho do motor e prolonga a vida útil das peças, pois reduz a oxidação. No entanto, como dissemos acima, a manipulação torna esses produtos mais caros.
Eficiência
O óleo mineral funcionará bem para motores mais antigos. No entanto, embora seja amplamente utilizado devido ao seu menor custo, é menos eficiente em comparação com outros tipos de óleos.
A maioria dos motores modernos requer características específicas para aumentar a eficiência. Portanto, óleos sintéticos e semi-sintéticos são essenciais para esses modelos.
Viscosidade
Os óleos minerais são mais viscosos e por isso são ideais para carros mais antigos com sistemas mecânicos mais simples. Já em carros mais modernos, é necessário utilizar óleo sintético ou semi-sintético para não prejudicar o bom funcionamento das peças internas.
É importante verificar as recomendações do fabricante de cada modelo de carro para saber qual é o óleo mais recomendado.
Resíduos
À medida que o motor funciona, o óleo passa por uma série de modificações. Portanto, é natural que isso crie algum resíduo.
O óleo mineral, devido à sua base de qualidade inferior, produz mais borra. Já o óleo semissintético, por conter óleo mineral em sua composição, também produz resíduos, mas em menor quantidade.
Por fim, os óleos sintéticos são os que produzem menos resíduos e borra. Isso porque no processo de produção essa característica é levada em consideração, que é o seu grande diferencial.
Qual a hora certa de trocar o óleo?
Os intervalos de troca de óleo variam de acordo com o veículo. Cada fabricante recomenda um período de troca e kilometragem diferente.
Além disso, é importante considerar a frequência de uso e o ambiente em que o veículo é utilizado. Por exemplo, estradas irregulares ou de terra podem exigir uma troca de óleo em um curto período de tempo.
Muitos motoristas evitam as trocas de óleo citando o uso pouco frequente do veículo. Mas vale lembrar que o aditivo lubrificante não é mais eficaz após o período de 12 meses e pode danificar as peças do motor caso a troca não seja feita adequadamente.