O filtro é a parte mais importante de qualquer purificador de água. Ele é o responsável por filtrar a água e retirar as impurezas. Geralmente sua vida útil é de 6 meses a 1 ano ou 3 a 4 mil litros de água filtrada dependendo do modelo e da empresa que o fabrica.
Por causa de todas essas diferenças, podemos ver que é impossível adivinhar quando o refil deve ser substituído, a menos, é claro, que você tenha um filtro de água com LEDs que indicam quando um refil precisa ser substituído, como é o caso do modelo de purificador IBBL FR600 Exclusive.
Quando é a Hora de Trocar o Filtro de Água do Purificador
Se não for o seu caso, confira algumas dicas para saber quando é hora de trocar o filtro do seu purificador de água.
Validade do filtro
Existem alguns refis no mercado que duram até 12 meses, mas a maioria dura 6 meses e algumas duram apenas 3 meses.
Essa diferença está relacionada ao limite de filtração de cada refil, que é de 3 a 6 mil litros de água purificada, o suficiente para cerca de 6 meses de bom funcionamento.
No entanto, se o purificador de água for instalado em um local com grande fluxo de pessoas, o consumo de água aumentará, reduzindo assim sua vida útil.
Qualidade da água chegando até o aparelho
Outro fator que afeta a vida útil de um filtro é a qualidade da água que chega até ele.
Em áreas como o sul de Minas, a água é captada em nascentes, o que facilita a purificação nas estações de tratamento, tornando a água que chega às residências mais limpa.
Em outras regiões como o Sertão do Ceará, e até mesmo em São Paulo, onde o racionamento de água é comum, é normal a água chegar com resíduos até as residências, o que acaba encurtando a vida útil da água de refil.
Sinais que indicam que a vida útil do refil chegou ao fim
Quando a hora de trocar o filtro do seu purificador chegar, pode ser que a água apresente, mude a aparência ou diminui o fluxo de água.
No caso do fluxo de água reduzido é porque os sedimentos se acumulam dentro do filtro, impedindo que a água flua corretamente. Fique atento também ao prazo de validade indicado pelo fabricante, que na maioria das vezes é de apenas 6 meses.