Pular para o conteúdo
Início » Sisu Como Funciona e Como se Inscrever em uma Faculdade

Sisu Como Funciona e Como se Inscrever em uma Faculdade

Sisu Como Funciona e Como se Inscrever em uma Faculdade

https://youtu.be/KgFwibQiar0

 

Fazer uma universidade pública é o sonho de muitos e não ter que pagar mensalidades altas é uma grande vantagem.

No Brasil, você pode entrar em uma universidade pública simplesmente passando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem fazer o temido vestibular.

O caminho é fazer o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Se você tem dúvidas sobre esse processo seletivo, confira estas dicas para entender como funciona, quem pode participar, o que fazer se for selecionado e alternativas para quem não consegue as vagas tão cobiçadas!

Sisu Como Funciona e Como se Inscrever em uma Faculdade

O que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo informatizado administrado pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza vagas de cursos presenciais em instituições públicas de ensino superior. A nota do Enem mais recente é o critério de classificação utilizado para participar.

Como o Sisu funciona?

Quando as inscrições do Sisu estão abertas, os candidatos devem escolher os cursos, faculdades, unidades, turnos e modalidade de concorrência. É feito uma disputa com outros interessados que fizeram as mesmas escolhas.

Durante o cadastro, as opções podem ser alteradas e para a seleção, o sistema considera a última preferência confirmada no sistema.

Ao final da fase de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados de cada curso, universidade, unidade, turno e estilo de competição com base em suas notas no Enem.

Ao final da fase de inscrição, os candidatos são selecionados automaticamente pelo sistema, que leva em consideração os mais bem classificados de cada curso, universidade, unidade, turno e estilo de competição com base na pontuação do Enem.

Os selecionados têm um prazo para se inscrever na instituição onde foram contemplados com a vaga.

Quando são abertas as inscrições para o Sisu?

O processo seletivo do Sisu ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. O registro é gratuito.

Quem pode participar do Sisu?

Qualquer pessoa que tenha concluído a última edição do Enem e não tenha zerado a redação pode participar do Sisu. Não há restrições de renda ou idade para admissão.

Como funciona o cadastro do Sisu?

As inscrições para o Sisu são feitas online e somente no site oficial do processo seletivo.

Para iniciar a inscrição, basta digitar o seu último número de inscrição no Enem e a senha. O sistema recupera automaticamente as pontuações. Em seguida, alguns dados precisam ser preenchidos para fazer escolhas sobre cursos, faculdades, campus, turnos e modalidade de concorrência.

Qual a nota de corte?

Enquanto as inscrições estão abertas, o Sisu publica notas de corte parciais. É uma indicação de uma pontuação mínima até aquele momento para se classificar em certos cursos, universidades, campus, turnos e modalidade de competição.

Essa informação ajuda o candidato a avaliar suas chances de ser selecionado com base em seu desempenho no Enem. Se a pontuação estiver abaixo do limite, é possível modificar as opções (cursos, universidades, etc.) para aumentar a probabilidade de conseguir uma vaga.

Após o processo seletivo, o Sisu publica a nota de corte final, que corresponde à nota do Enem fornecida pelo último candidato classificado em determinado curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concurso.

É difícil passar no Sisu?

Depende das escolhas que você fez durante o registro. Nas últimas edições, os cursos mais procurados, como medicina, direito e algumas engenharias, passaram com facilidade a marca de 800 pontos no Enem.

Com 650 pontos é possível entrar em vários cursos em todo o país. A chave é ficar de olho nos prazos parciais e ajustar suas seleções para aumentar suas chances de aprovação.

Quando sai os resultados do Sisu?

Os resultados do Sisu costumam ser divulgados no início da semana após o fechamento das inscrições, que pode ser encontrado no site oficial.

O Sisu oferece vagas por cota (política de ação afirmativa)?

A resposta é sim. As instituições participantes oferecem vagas por meio de políticas de ação afirmativa.

Caso um candidato opte por se inscrever por cota, ele concorrerá às vagas com outros candidatos que também optarem por esse método.

As vagas disponíveis para ação afirmativa podem ser consultadas durante o período de inscrição.

Posso solicitar o ProUni e o Sisu ao mesmo tempo?

Sim, é possível desde que cumpra as regras estabelecidas pelos dois processos seletivos. No entanto, se for aprovado nos dois programas, deverá optar por apenas um, pois não é possível usufruir dos dois benefícios ao mesmo tempo.

Fui aprovado no Sisu. E agora?

Se você foi aprovado, deverá verificar com a instituição de ensino de sua escolha onde, quando e como se inscrever, incluindo os documentos que você deve apresentar.

Os prazos de inscrição constam no calendário publicado para cada versão do Sisu. Caso o candidato selecionado não cumpra este requisito, perderá a sua vaga.

Importante: Dependendo do curso, as instituições de ensino podem exigir que os candidatos façam testes de habilidades específicas (como é o caso de diplomas que exigem habilidades de desenho, por exemplo). Portanto, verifique se existem outros processos seletivos que devem ser concluídos para obter a aprovação final.

Não passei no Sisu. E agora?

Em primeiro lugar, não se desanime. No Sisu, você encontra cursos com mais de 600 candidatos disputando uma vaga!

Você pode usar o Enem novamente para tentar obter uma pontuação maior.

Quem não quer ou não pode esperar tanto tempo para entrar na faculdade ainda tem as seguintes opções:

  • Se você atende aos critérios do programa, candidate-se a uma bolsa de estudos pelo ProUni.
  • Caso preencha os requisitos do processo seletivo, o financiamento da disputa é fornecido pelo FIES, que auxilia no pagamento das mensalidades da faculdade particular.
  • Vá direto para a universidade com notas do Enem sem fazer vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *