Se você está construindo ou reformando sua casa e precisa de um material de cobertura que seja barato, as telhas de fibrocimento são uma das melhores opções. Elas são conhecidas por serem leves, resistentes e de fácil instalação, além de custarem mais barato.
O que é telha de fibrocimento?
As telhas de fibrocimento vieram para substituir as telhas de amianto, que eram conhecidas por apresentarem riscos à saúde. Além de ser uma das alternativas mais baratas do mercado, são mais leves, o que economiza com o transporte, instalação, mão de obra e a própria estrutura do telhado.
Ela é indicada para qualquer estação do ano, além de ter boa acústica, pois não causa o barulho estrondoso da chuva forte. Funciona bem para construções mais simples, mas já possui outros modelos bacanas semelhantes a outros tipos, como as telhas de cerâmica.
Quais são as dimensões das telhas de fibrocimento?
As dimensões das telhas de fibrocimento podem variar. No geral, os comprimentos são de 65cm a 3,66m, enquanto as espessuras variam de 6 a 8mm.
Vamos ver a seguir quais são as melhores marcas de telhas de fibrocimento disponíveis no mercado.
Brasilit
Uma das marcas mais reconhecidas no país na comercialização de telhas de fibrocimento é a Brasilit. Disponível em dez linhas diferentes, suas peças garantem mais versatilidade, praticidade e economia no trabalho.
Eternit
Outra fabricante de telhas bastante conhecida no país é a Eternit, que possui uma ampla seleção de telhas de fibrocimento. Presente no Brasil desde a década de 1940, oferece modelos com perfis ondulados e estruturais em diversas cores.
Infibra
Na área de construção civil, a Infibra também possui modelos de telhas de fibrocimento de alta qualidade. Uma vantagem dessa marca de telhas é que elas são impermeáveis, ou seja, repelem a água e evitam vazamentos.
Quais são os benefícios de usar telhas de fibrocimento?
Confira as vantagens das telhas de fibrocimento sobre outros tipos de telhas.
Fácil de operar e instalar
Por ser feito de um material muito leve, as telhas de fibrocimento podem até ser instaladas individualmente. Além de tornar o processo mais fácil e rápido, isso também economiza mão de obra.
Leveza do material
Uma das maiores vantagens da telha de fibrocimento é que ela não necessita de uma estrutura de reforço para sustentá-la. Como seus componentes são mais leves que outros materiais, menos madeira é necessário para a instalação.
Baixo custo do produto
Justamente por não precisarem de reforço na estrutura, os tijolos de fibrocimento também economizam nos custos da obra. Estima-se que seu uso garanta uma economia de até 25% na madeira da estrutura do telhado.
Eles também economizam nos custos de envio e instalação devido aos seus materiais leves.
Alta resistência
Apesar de leves, as telhas de fibrocimento são muito resistentes. Não precisa se preocupar, pois eles podem suportar tempestades e até granizo.
Qual é a diferença entre telha de amianto e fibrocimento?
A principal diferença entre as telhas de amianto e fibrocimento são os materiais utilizados em sua fabricação. As telhas de amianto eram fabricadas de amianto, que é uma substância nociva para nossa saúde, portanto, não são mais vendidos no Brasil.
Já as telhas de fibrocimento não apresentam riscos e ainda oferecem maior desempenho. Uma das vantagens dessa nova composição é sua leveza e baixo custo, o que a torna uma opção amplamente utilizada na indústria.
Qual é a vida útil média das telhas de fibrocimento?
As telhas de fibrocimento são altamente duráveis, podendo durar de 30 a 70 anos. No entanto, o prazo médio de garantia dado pelo fabricante é de cinco anos, por isso é importante manter uma boa manutenção ao longo dos anos.
Algumas coisas para mantê-los por mais tempo são: pintar regularmente o telhado com uma tinta específica, substituir seções rachadas, limpar calhas com frequência e substituir acabamentos danificados (como cumes).
Qual é a inclinação da telha de fibrocimento
A inclinação ideal para telhas de fibrocimento depende de fatores como a largura do telhado e a espessura das telhas. No entanto, em geral, possuem inclinações menores que outros modelos.
Na maioria dos casos a inclinação mínima recomendada é de 10%, ou seja, para um telhado com 10 metros de comprimento, será necessário uma queda de pelo menos 1 metro em relação a parte mais alta do telhado.