https://youtu.be/v9noq9GsY-Q
As pessoas imunossuprimidas têm prioridade em receber a vacina do Covid-19 e também são as primeiras a receber doses de reforço, se necessário. Isso faz com que muitas pessoas se perguntem: o que exatamente é imunossupressão e quem são as pessoas imunossuprimidas?
Referimo-nos à imunossupressão como um enfraquecimento do sistema imunológico, que é vital para proteger nosso corpo de infecções. Pode ser causada por maus hábitos como alimentação desequilibrada e sedentarismo, envelhecimento natural, efeitos de medicamentos, doenças adquiridas ou congênitas.
Portanto, pessoas imunossuprimidas são aquelas que tem “imunidade baixa”. Também entram nessa lista alguns idosos e também pessoas que sofrem de doenças como: lúpus, doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, etc. Este grupo também estão inclusos pessoas transplantadas e pacientes de quimioterapia.
Quais são os sintomas da imunossupressão?
Em geral, pessoas imunossuprimidas tendem a ser mais suscetíveis a infecções e mais são mais difíceis de tratar porque bactérias, vírus, parasitas e fungos têm maior probabilidade de se espalhar em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Pessoas imunossuprimidas tem maiores chances de desenvolverem problemas causados no sistemas respiratório e gastrointestinal, mas também podem desenvolver doenças em outros órgãos e sistemas. Pessoas com essa condição devem sempre ter um acompanhamento com um bom profissional de saúde.
Como saber se um paciente é imunossuprimido?
A imunossupressão é facilmente diagnosticada por análise de sangue, contagem de glóbulos e níveis de imunoglobulina. Normalmente, quando fazemos o exame, nossos médicos solicitam esse exame todos os anos, mas existem opções mais sofisticadas e exames complementares para identificar a imunidade humoral e celular.
Mas tenha cuidado! Alguns casos podem ocorrer devido a infecções comuns e são considerados imunossupressão temporária. Isso acontece quando pegamos uma gripe, por exemplo. Portanto, é ideal avaliar cada caso de acordo com sua especificidade.