Pular para o conteúdo
Início » Origem do dia das Mães no Brasil

Origem do dia das Mães no Brasil

Origem do dia das Mães no Brasil

https://youtu.be/eB-mDLuBnps

O Dia das Mães é uma data comemorativa importante do Brasil. Assim como o nome sugere, é um dia para homenagear as mães e foi instituído oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Getúlio Vargas.

Confira também: O Dia Internacional das Mulheres.

Origem do dia das Mães

Acredita-se que o Dia das Mães tenha se originado na América do Norte no início do século 20. No entanto, os historiadores acreditam que o aniversário tem algumas semelhanças com algumas das celebrações realizadas na antiguidade clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.

Não há ligação direta entre as celebrações modernas e as celebradas nos tempos antigos, mas os historiadores apontam para elas em conversas para provar que as festas que honram a imagem das mães não são exclusivas do mundo contemporâneo. Na Grécia, por exemplo, as pessoas celebram Reia, a mãe dos deuses.

Ativismo de Ann Jarvis

O Dia das Mães surgiu na primeira década do século 20 como um dia comemorativo, criado por Ann Jarvis em homenagem a sua mãe, Ann Jarvis, que era conhecida por seu trabalho social com outras mães, especialmente na guerra civil dos Estados Unidos.

Ativismo de Ann Jarvis

Ann Jarvis, que frequentou a Igreja Metodista, dedicou sua vida ao ativismo social. Ela começou pressionando por ações que melhorassem o saneamento na comunidade. Lá, ela fundou o Mother’s Day Work Club, uma agência dedicada a melhorar o saneamento em algumas cidades da Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, Ann Jarvis ajuda famílias carentes e as orienta a ter uma boa higiene para evitar doenças.

Durante a Guerra Civil Americana de 1861 a 1865, Ann Jarvis começou a trabalhar nosocorro a soldados do feridos, tanto os confederados quanto aqueles que lutaram pela União. Após a guerra, Jarvis criou um clube para garantir o entendimento e a coexistência pacífica entre famílias de soldados que lutam em diferentes frentes. Este clube contou com outras mães envolvidas. Juntas, elas criam o Dia das Mães pela Amizade, um dia para celebrar a paz.

O Surgimento do Dia das Mães

O Dia das Mães comemora a vida de Ann Jarvis. Ela morreu em 9 de maio de 1905, afetando muito sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa em homenagem a sua mãe. Em maio de 1908, o trabalho de Anna Jarvis levou a um memorial em sua homenagem – o primeiro Dia das Mães.

Anna Jarvis se empenhou em fazer do Dia das Mães uma data comemorativa permanente nos Estados Unidos. Nesse sentido, ela contou com o apoio de um empresário chamado John Wanamaker. ”

Mais tarde naquele ano, o senador Elmer Burkett, de Nebraska, levou a proposta ao Senado dos EUA, mas não foi aprovada. Mesmo assim, as comemorações em homenagem às mães se espalharam pelos Estados Unidos. A partir de 1909, Anna Jarvis se dedicou à missão de tornar o Dia das Mães um feriado oficial.

Em 1910, o estado onde sua mãe era ativista na Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães um evento oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso estabeleceu o segundo domingo de maio como data da celebração, medida aprovada pelo então presidente Woodrow Wilson. Esta data foi instituída justamente em homenagem a todas as mães.

Dia das Mães no Brasil

A popularidade da data nos Estados Unidos fez com que finalmente chegasse ao Brasil. Historiadores dizem que a primeira comemoração desse tipo aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que é promovido pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

Na década de 1930, o Brasil oficializou o Dia das Mães, quando o presidente Getúlio Vargas  emitiu o Decreto nº 21.366 publicado em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, o segundo domingo de maio foi identificado como o momento de celebrar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *